Riquezas gastronômicas: Saberes da Mantiqueira estimula a valorização dos produtores e dos produtos locais
Região conhecida por suas paisagens, riquezas culturais e gastronômicas, a Serra da Mantiqueira abriga inúmeros produtores locais, de diferentes segmentos, que encontram na localidade os elementos necessários para produzirem e cultivarem seus ingredientes.
A busca pela produção local é uma tendência mundial. Cada vez mais consumidores valorizam o trabalho de pequenos produtores rurais. A partir do interesse de mapear esses produtores, os professores do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão Ricardo Barbosa, Vitor Pompeu, Vitor Rabelo e Ubiratam Pereira criaram o projeto Saberes da Mantiqueira, que consiste na realização de roteiros gastronômicos por cidades da Serra da Mantiqueira.
O projeto, que amplia o conhecimento sobre a origem e a produção dos alimentos da região, além de incentivar a reflexão sobre a qualidade dos alimentos consumidos pela população, estimula os alunos da graduação Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão a compreenderem a importância dos produtos e dos produtores locais, e o valor agregado aos itens artesanais.
“Ao proporcionar aos nossos alunos o contato direto com os produtores locais, incentivamos escolhas mais saudáveis, economicamente sustentáveis e estimulamos a compreensão sobre o que está por trás de cada produto, agregando valor aos itens artesanais, ao processo produtivo local e à gastronomia regional”, destaca Camila Moraes, diretora do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.
Cada expedição leva os alunos a diferentes produtores locais, que são escolhidos por se encaixarem em quatro parâmetros: produção orgânica, relevância culinária, identidade local e preocupação com o meio ambiente. Em cada visita, os estudantes fazem a degustação e a verificação dos processos produtivos de cada produtor.
O projeto Saberes da Mantiqueira está alinhado à proposta pedagógica do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, comprometido em oferecer oportunidades de aprendizado com base em vivências reais, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de análise, entendimento e condução de imprevistos, atuação em equipe, sempre com base em práticas criativas, empreendedoras e éticas.
Dica de leitura: O valor global do produto local
Para os interessados em conhecer mais sobre a valorização dos produtos locais, uma dica de leitura é o livro O valor global do produto local: a identidade territorial como estratégia de marketing, da Editora Senac São Paulo. A obra apresenta a estratégia mercadológica e o raciocínio de marketing, os fundamentos do posicionamento de produtos globais versus produtos com identidade local, e expõe exemplos de sucesso e insucesso em vários segmentos, mercados, territórios e países.
Ficha técnica:
O valor global do produto local: a identidade territorial como estratégia de marketing
Autores: Rogerio R. Ruschel
Editora: Editora Senac São Paulo
Páginas: 152
Preço: R$ 35