McDia Feliz: fazendo a diferença há mais de 30 anos

McDia Feliz: fazendo a diferença há mais de 30 anos

O próximo sábado (24) é dia de um dos maiores eventos de mobilização social do país: o McDia Feliz. Há mais de 30 anos ajudando crianças e jovens, é um dos mais longevos exemplos de marketing de causa. “O McDia Feliz não é mais do McDonald’s. A sociedade já o abraçou há muitos anos e nós temos orgulho de poder ser o agente mobilizador desse projeto”, afirma Paulo Camargo, presidente da rede no Brasil. Desde o ano passado, além de contribuir para os projetos do Instituto Ronald McDonald, a campanha também impulsiona programas do Instituto Ayrton Senna. Confira agora alguns momentos de um bate-papo descontraído entre Carmago, Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna) e Francisco Neves (superintendente do Instituto Ronald McDonald)

Por que o McDonald’s abraçou as causas da saúde e da educação?

Paulo Camargo – Após quase três décadas voltado para o bem estar infantil e juvenil, o McDia Feliz ampliou o seu alcance no ano passado. Alinhado às estratégias globais de impacto social do Sistema McDonald’s, usamos a nossa escala para também impulsionar esse pilar fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade: a educação.

E para esse novo estágio precisávamos de um parceiro à altura. Fechamos com o Instituto Ayrton Senna, uma organização não-governamental que os brasileiros conhecem há 25 anos, e que juntamente com o Instituto Ronald McDonald aumentou a potência de um dos exemplos de marketing de causa mais longevos do país. Nos últimos 30 anos, foram doados cerca de R$ 300 milhões à causa, valor que ajudou a mudar o panorama do câncer infanto-juvenil do País e que, com certeza, vai mexer o ponteiro da educação.

Como era o cenário do câncer infantil e juvenil há 30 anos? Os projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald contribuíram para uma mudança positiva desse patamar?

Francisco Neves – Há três décadas, o índice de cura era de 15%. Atualmente, chegamos aos 64% em nosso país. Desde sua fundação, em 1999, o Instituto Ronald McDonald atua para aproximar famílias e aumentar ainda mais as chances de cura do câncer infantojuvenil. O Instituto age por meio do desenvolvimento e da coordenação de programas como Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casa Ronald McDonald. Só em 2018, por exemplo, foram realizados 95 mil atendimentos. Ao longo desses anos, são mais de 1.200 projetos concluídos que contribuíram para ampliar as chances de cura de crianças e adolescentes.

Por que o Instituto Ayrton Senna entrou nessa campanha? Os valores arrecadados vão contribuir para quais projetos?

Viviane Senna – O McDia Feliz é reconhecido como uma das campanhas mais antigas e tradicionais de Marketing de Causa do País, capaz de mobilizar milhões de pessoas em prol de crianças e jovens. Poder nos unir à essa campanha foi uma forma de potencializar nosso impacto na educação e, acima de tudo, um privilégio e honra para todo o time do Instituto Ayrton Senna. Em 2018, primeiro ano em que participamos do McDia Feliz, conseguimos impactar quase 660 mil alunos por meio de diversos projetos voltados à educação integral na rede pública de ensino em várias regiões do país.

Qual o papel dos voluntários e apoiadores nessa campanha?

Paulo – O pilar fundamental dessa campanha são as pessoas. É um movimento que vem desde nossos milhões de clientes, passa por nossos milhares de funcionários, franqueados, fornecedores e parceiros. Esse pessoal faz a diferença, com alegria e muita energia, nos mais de 970 restaurantes McDonald’s do país. Há muitos anos essa causa deixou de ser nossa, para ser uma causa de todos os brasileiros. E temos muito orgulho disso.

Francisco – Os voluntários e apoiadores são parceiros fundamentais para a realização da campanha, pois são importantes divulgadores e estão sempre engajados com a causa, trazendo outros voluntários e participantes para contribuírem. No dia do McDia Feliz, eles são os responsáveis por movimentar as diferentes lojas em todo o país. É uma iniciativa para que todos possam participar, mesmo aqueles que nunca foram a um restaurante McDonald’s antes, mas recebem a doação de uma pessoa que comprou tíquetes, por exemplo. É um evento chancelado pela sociedade.

[PC, IAS e IRM] Qual mensagem você deixariam para quem vai participar do McDia Feliz neste sábado?

Paulo – Venham participar dessa enorme festa que preparamos! O McDia Feliz é isso: alegria, energia e motivação. Os restaurantes estarão de portas abertas para você pedir seu Big Mac e ajudar na saúde e educação das crianças e jovens desse país. Espero por vocês!

Francisco – Cada Big Mac conta! Essa frase que traduz essa campanha maravilhosa, feita por pessoas comprometidas e solidárias, é uma grande verdade. O McDia Feliz é construído assim, um a um, com o apoio de toda a sociedade. Participe você também!

Viviane – Saúde e educação são dois direitos básicos de crianças e jovens em todo o país! Especialmente quando falamos de educação, não há como imaginar um Brasil melhor sem educação de qualidade para todas nossas crianças e jovens e, infelizmente, essa não é a realidade de hoje. O McDia Feliz é a chance de todos apoiarem de uma forma muito gostosa essas duas causas! Juntos, podemos ajudar o país a dar um passo à frente, contando mais histórias positivas de transformação e superação. Venha fazer parte dessa ação!

Compre para os seus jogos favoritos

Compra 100% segura
Powered by