Pesquisa aponta falta de profissionais qualificados para preencher vagas disponíveis na área de TI
O setor de tecnologia da informação no Brasil empregou mais de 1 milhão de pessoas em 2018 e deve abrir 420 mil novos postos de trabalho até 2024. Mas a oferta de profissionais capacitados é de apenas 46 mil por ano, 24 mil a menos do que a área exigirá anualmente neste período, aponta o Relatório Setorial de TIC 2019 da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Segundo a publicação, os subsetores de software e serviços são os que possuem maior potencial de crescimento para os próximos anos. Com tantas perspectivas de vagas, a formação de qualidade, atual e objetiva será um fator determinante para quem deseja ingressar ou recolocar-se no mundo do trabalho.
Para Ana Paula Guimarães, técnica responsável pela área de tecnologia da informação do Senac Guaratinguetá, o curso Técnico em Informática é um exemplo de formação que auxilia o acesso de profissionais ao mercado. “Ao longo de 21 meses, os alunos são preparados para atuar em empresas nos setores de operação e manutenção de micros, centros de processamentos de dados, provedores de acesso à internet, service desk, administrar redes, desenvolver softwares e websites, ou conduzir seu próprio negócio”, explica.
Indispensável às empresas públicas e privadas que utilizam os computadores como ferramenta essencial as suas atividades, o técnico em informática pode ter muitas oportunidades no mercado. “Com difusão da internet, o uso dos computadores se expandiu, afetando a maneira de trabalhar, de viver e de se comunicar da sociedade. Os investimentos governamentais e privados em infraestrutura de transmissão de dados e criação de novos e mais potentes computadores reforçam a importância da TI no mundo e a caracterizam como um dos setores mais dinâmicos da economia”, afirma.
Ana Paula também enfatiza que os profissionais dinâmicos, criativos e alinhados às tendências são os que mais se destacam na hora de concorrer a vagas de trabalho. “Empresas de criação de games, de aplicações para internet e mobile, de interatividade, de animação 2D e 3D, produtoras de áudio e vídeo, e agências de publicidade e propaganda estão em alta e demandam especialistas para trabalhar com criação, implantação e gerenciamento de projetos”, finaliza.
Serviço:
Técnico em Informática
Data: 30 de setembro de 2019 a 26 de abril de 2021
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas
Local: Senac Guaratinguetá
Endereço: Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/guaratingueta