Produção de moda reinventa vitrines para impulsionar vendas

Abrir o próprio negócio tem sido uma opção cada vez mais atrativa para os brasileiros. De acordo com dados do Portal do Empreendedor¹, no final de março o número de profissionais autônomos cadastrados como microempreendedores individuais (MEI) ultrapassou 8 milhões. Para quem investe em lojas de vestuário e acessórios, no entanto, conhecer técnicas de produção de moda ajuda a tornar as vitrines mais convidativas, alavancando as vendas.

Evandro de Oliveira, docente da área de moda do Senac São José dos Campos, ressalta que expor uma boa seleção de peças de preços variados aumentam as chances de atingir mais pessoas. Os elementos cenográficos, também, ajudam a contar uma história para despertar a atenção do consumidor.

“Sempre deve haver um produto que ‘brilha’ mais na vitrine, que chame a atenção ou que demonstre como deve ser utilizado ou combinado. Não é necessário expor toda a linha de produtos, mas apenas as peças que podem ser mais cativantes. Uma dica sempre válida é deixar alguns espaços vazios na vitrine, que possibilitem um respiro entre todas as informações expostas. A exposição organizada dos produtos, os cuidados com a fachada, a iluminação e o layout da loja fazem toda a diferença para converter a experiência em compra.”

Evandro ressalta ainda que, hoje, existem técnicas de marketing sensorial para atrair o cliente, como a assinatura olfativa da loja; o som ambiente; e a interação tátil com o produto. Sem esquecer da tecnologia, que oferece aplicativos capazes de mapear os usuários cadastrados na ferramenta, para lembrar de contatar os que estão próximos do ponto de venda.

“Conhecer os conceitos de marketing digital, como inbound marketing (ferramentas de identificação e atração de clientes), marketing de conteúdo (materiais e informações de posicionamento), SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca), links patrocinados, fanpages e remarketing são essenciais para o mercado atual. Os canais digitais podem ser ótimos aliados do negócio.”

Para finalizar, ele recomenda cuidados para não cair nos erros mais comuns dos lojistas. “Uma vitrine desorganizada, cheia de mercadorias sem foco, com placa de preços de tamanhos diferentes, excesso de material promocional, propaganda enganosa, manequins estragados, espaço com má iluminação e o período de troca longo, afasta ou confunde o consumidor.”

Formação na área

Para os interessados em desenvolver suas habilidades ou conhecer mais sobre o segmento de moda, o Senac São José dos Campos está com inscrições para os cursos Comprador de Moda, Visual Merchandising para o Varejo de Moda, Gestão Estratégica para Produto de Moda e Produção de Moda. As formações capacitam os microempreendedores que já possuem negócios na área e os apaixonados por moda a desenvolverem estudos de mercado, planejar e criar vitrines atrativas.

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