Espetáculo Fuá Caipira celebra cultura rural no Vale do Paraíba

Estreia no próximo dia 09 de fevereiro, às 20h, no Cine Santana, em São José dos Campos, a temporada de apresentações gratuitas do espetáculo musical Fuá Caipira, do grupo Fuá Rabecado. A montagem, financiada pelo Fundo Municipal de Cultura, narra o contexto e trajetória cultural da região do Vale do Paraíba, fazendo um passeio por ritmos e manifestações rurais. Dentre elas estão a Folia de Reis, Calango, Cana Verde, Congada, Jongo, Moçambique, a tradicional Quadrilha Caipira e outros.

 

No repertório, canções autorais de Ari Pereira, diretor geral do espetáculo e fundador do Fuá Rabecado, grupo de pesquisa e reaproveitamento folclórico. “O show reverencia e fortalece os mestres, os grupos tradicionais e a identidade rural da região, da primeira à última canção. Além disso, busca suprir uma lacuna em torno dos ritmos rurais do Vale, que possuem raros registros em áudio e vídeo”, explica Ari, também responsável pela rabeca e voz no espetáculo. Completam a formação de palco os músicos Diego Prado e Moringa D’Xoroquê na percussão, Tânia Reis voz, Fred Vilela (bisneto do Mestre Calangueiro Ernesto Vilela) violão, viola e voz e Márcio de Oliveira violão e voz.

 

O Fuá Caipira tem direção musical de Marcio Oliveira e é um show extremamente alegre, dançante e interativo, destinado a toda a família, já que se comunica com todas as faixas etárias pela sua diversidade. O espetáculo se inicia em um cortejo de Folia de Reis e segue em um ritmo crescente, onde o público aprende um pouco mais sobre cada manifestação. Um trio de atores/brincantes interagem com o público e a banda, são eles o noivo, a noiva e o pai da noiva, personagens típicos da quadrilha caipira regional, que dançam e incentivam o público a fazerem as coreografias e movimentos de cada ritmo. “A palavra Fuá tem no Brasil vários significados, e os mais relevantes estão ligados a movimento, ação, festa, brincadeira, e isso traduz a essência do show: uma grande festa musical. É uma brincadeira recheada de alegria, capaz de gerar uma ação e um movimento transformador para a música e a cultura rural do Vale do Paraíba e região”, enfatiza Ari.

 

Acessibilidade

 

A temporada de apresentações do Fuá Capira traz ainda uma preocupação da organização com a acessibilidade dos shows, visando que o maior número de pessoas possa ser impactado, independente de limitações físicas ou audiovisuais. “Nosso cuidado vai além da noite de estreia, onde teremos áudio descrição transmitida por rádio e intérprete de LIBRAS”, afirma Ari. “As divulgações também estão sendo feitas dessa forma, de modo que esse público possa ficar por dentro das novidades. Estamos, inclusive, visitando algumas instituições para convidá-los a prestigiar os shows que serão acessíveis para eles”, finaliza o diretor.

 

As outras quatro apresentações previstas para acontecer na cidade ainda estão com datas a confirmar, mas, serão realizadas nas Casas de Cultura Flávio Craveiro; Rancho do Tropeiro, Zé Mira e Julio Nême, no subdistrito de São Francisco Xavier. Na noite de estreia, o público presente será recepcionado como um autêntico café caipira e ao final, todos serão convidados a saborear pratos típicos da culinária local, como bolinho de chuva, bolo de fubá e bolinho caipira, acompanhados de café e chá.

 

Serviço

 

Espetáculo Musical Fuá Caipira – Estreia

09 de fevereiro de 2019, sábado, às 20h.

Cine Santana – R. Rui Barbosa, 2005 – Santana São José dos Campos.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 19hs no local. Vagas limitadas.

Deixe um comentário