São José dos Campos recebe autoridades para discutir a nova Lei de Migração
A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, será palco de um evento inédito que discutirá a nova Lei de Migração, no próximo dia 19 de julho de 2018, a partir das 8h30, no Hotel Mercure. O seminário “Nova Lei de Migração: Uma Janela de Oportunidades” reunirá especialistas da área de migração, além de autoridades do setor, em um debate sobre as mudanças impostas pelo novo estatuto. Também serão temas do encontro, a legislação trabalhista na contratação de imigrantes e o perfil dos venezuelanos que chegam ao Brasil. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Na ocasião, será apresentado o Guia Prático da Nova Lei de Migração, material coordenado pela EMDOC, consultoria de mobilidade global, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). “O novo marco regulatório é muito inovador e uma evolução para o País, pois traz diversas mudanças, além de segurança, para as rotinas realizadas pelas áreas jurídicas e de RH, principalmente no que tange a multas e penalidades previstas para contratações irregulares de imigrantes. Todos estes pontos, e muitos outros, serão esclarecidos durante o evento”, comenta o presidente da EMDOC, João Marques da Fonseca.
A abertura ficará por conta de autoridades e representantes da Presidência da República, Casa Civil do Estado de São Paulo, Casa Civil da Prefeitura de São José dos Campos, ACNUR, PNUD e ABRH Regional Campinas. Para a abertura dos trabalhos, será realizada uma apresentação sobre a nova Lei de Migração, o perfil dos venezuelanos e a legislação trabalhista na contratação de imigrantes.
João Marques da Fonseca, presidente da EMDOC, empresa mantenedora do PARR (Programa de Apoio para a Recolocação de Refugiados), que tem a proposta de auxiliar os imigrantes a se recolocarem no mercado de trabalho brasileiro, mostrará os resultados do projeto e cases de sucesso, como o da Sodexo, companhia parceira do PARR.
Ainda sobre empregabilidade dos imigrantes, Jociany Monteiro Luz, Coordenadora de Planejamento Substituta da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, e o João Marques, presidente da EMDOC/PARR, abordarão as ações para empregabilidade e recolocação profissional de imigrantes que estão disponíveis no Brasil.
Para finalizar, será realizado um diálogo com autoridades sobre a nova Lei de Migração e implicações trabalhistas. A mesa será composta por representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e Conselho Nacional de Imigração.
“A ocasião é de grande importância para os empresários e responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos das empresas, além daqueles que querem entender melhor a nova Lei de Migração. No âmbito migratório, os processos de expatriação, registro de estrangeiros, obtenção de vistos ou autorização de trabalho e permanência, entre outros procedimentos, sofreram muitas alterações e este encontro levará até as empresas informações úteis e eficazes sobre todas estas novidades”, finaliza Fonseca.
As inscrições para o Seminário “Nova Lei de Migração: Uma Janela de Oportunidades” podem ser realizadas por meio do link encurtador.com.br/jklJY. A próxima cidade a ser palco do evento será São Paulo.
ANOTE!
Data: 19 de julho de 2018
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Hotel Mercure
Endereço: Avenida Dr. Jorge Zarur, 81 – Jardim Apolo -São José dos Campos/SP
Inscrições: encurtador.com.br/jklJY