Fibria fomenta a cultura em Jacareí (SP)
A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, contribui com o desenvolvimento cultural e social dos municípios em que atua. Nesse contexto, a empresa apoia, há 11 anos consecutivos, projetos culturais desenvolvidos em Jacareí (SP), por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy.
Neste ano, serão quatro projetos apoiados pela Fibria, nas áreas de música, literatura, fotografia e artes plásticas, contemplando públicos variados. “Valorizar e dar suporte a projetos culturais é uma das diretrizes da estratégia social da Fibria, que reconhece nos projetos aprovados da LIC ações que fortalecem as tradições de Jacareí e promovem o engajamento da comunidade”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.
Um dos projetos selecionados é o ‘Coro Jovem de Jacarehy Canções do Brasil’, que vai oferecer capacitação musical para 50 jovens. Após o período de aulas, haverá apresentações em cerca de dez espaços.
Os escritores da cidade serão contemplados com o ‘1º Prêmio Literário de Jacareí’, que prevê o lançamento de três coletâneas e a realização de debates literários. Além disso, a obra do artista plástico Guataçara Monteiro, radicado no Vale do Paraíba, ganha destaque na exposição ‘Trilhas de um Sonhador’. Outra mostra beneficiada será a do projeto ‘Migrantes: A Cidade Mosaico’, uma exposição de fotos que aborda o movimento migratório ocorrido em Jacareí.
A Fibria é incentivadora de projetos culturais por meio da LIC em Jacareí desde 2005. Com os quatro projetos de 2018, já foram beneficiadas 51 iniciativas ao longo dos anos.
Projetos apoiados pela Fibria em 2018
Coro Jovem de Jacarehy ‘Canções do Brasil’
Objetivo: Oferecer capacitação musical para jovens de 16 a 28 anos, estudantes do ensino médio da rede pública, que residem em bairros periféricos e são desprovidos de recursos para estudar música.
Migrantes: A Cidade Mosaico
Objetivo: Investigar as características da identidade miscigenada, multiétnica e pluricultural da cidade de Jacareí, estabelecendo uma narrativa fotográfica, urbana e imersiva sobre o movimento migratório proporcionado, principalmente, pela construção da Estação Ferroviária Jacarehy, em 1876.
1º Prêmio Literário de Jacareí
Objetivo: Publicar três livros com obras de diversos escritores jacareienses. Cada escritor selecionado receberá um prêmio em dinheiro. Haverá um evento de lançamento com debates e palestras sobre a literatura nacional, além da criação de um site com o mapeamento dos escritores e a publicação de todas as obras.
Exposição Trilhas de um Sonhador
Objetivo: Ampliar o universo cultural da população de Jacareí, proporcionando o acesso a obras de arte de qualidade, por meio da realização de uma exposição de artes plásticas do artista Guataçara Monteiro. As obras resgatam e valorizam a importância da cultura regional, integrando arte e educação.