O almoço da família italiana para a mesa gourmet do Restaurante Messina
Valeando esteve na apresentação para a imprensa da culinária siciliana do novo Restaurante Família Messina. A operação inicialmente acontece aos domingos, das 11h30 às 15h30, dentro do prédio da Troina Pizza Gourmet (serviço abaixo) e tem a proposta de trazer a gastronomia siciliana clássica aos clientes.
Quem apresentou o novo cardápio foi o Chef Muran que fez questão de ressaltar a importância e a retomada da comida de verdade, simples e bem servida, feita com ingredientes de qualidade, mas sem muita frescura.
Trata-se de um projeto do empresário Leonardo Messina com o objetivo de oferecer sabores diferenciados, resgatando um pouco da história da família que veio desta região da Itália para o Brasil.
“A intenção é resgatar o almoço em família numa mesa farta, algo tão tradicional entre as famílias italianas”, comentou Leonardo Messina.
Menu do encontro
Para que os presentes (jornalistas e formadores de opinião) pudessem conhecer algumas novidades do cardápio, foi servida na entrada antepastos e a burrata com molho pesto. Essa última um dos ponto altos do almoço, com uma bela apresentação, bem servida e de um contraste de sabores e texturas muito interessante, além do molho pesto que parecia ter saído de uma cozinha feito pela nona. A foto abaixo é do prato exatamente como servido.
Já para o almoço saladas com mix de folhas, galeto com nata, ossobuco, polenta italiana ao molho de funghi. As massas recheadas com pato ao molho de manteiga com sálvia e o mascarpone com espinafre acompanhado de molho de tomates frescos, também foram destaques por conta do suave sabor e massa fresca.
Como o serviço não foi empratado – mas servido em buffet – a massa acaba naturalmente ficando um pouco mais cozida que o jeito que normalmente seria servido, mas bem executada. O ossobuco muito saboroso e descolando do osso, vai muito bem com a polenta. Essa aliás é a sugestão de pedida do Valeando: ossobuco di Manzo com polenta al Funghi Trifolati, conforme foto abaixo cedida no material de divulgação:
Há dois pratos que não constaram na degustação, mas que o chef Muran falou com muita ênfase em sua apresentação e são dignas de nota: a Paleta de Cordeiro, se você aprecia esse tipo de carne vale a pena conferir:
E o Fileto Parmiggiana numa busca de uma receita mais clássica e diferente da encontrada em um fast food, por exemplo:
Para o grand finale foram servidas as sobremesas de bosque: torta de maçã e a torta de frutas secas. Ambas bem executadas e com a promessa cumprida de uma comida saborosa e caseira porém com o nível que se espera de um menu assinado por um chef de cozinha.
E de certa forma elas simbolizam a proposta ousada da nova operação: que na maioria das vezes é mais fácil de falar que de executar. Aqui o restaurante parece que fez boas escolhas iniciais para chegar nessa proposta e deve trilhar um caminho que vale a pena acompanhar.
Como todo cardápio inicial ainda deve sofrer alguns ajustes e um amadurecimento natural, porém acreditamos que se trata de uma proposta promissora e inovadora ao buscar uma nova leitura dos “italianos” encontrados na cidade e na região.
Serviço
Um casal deve gastar em média com entrada, prato principal e sobremesas cerca de R$ 250,00 sem bebidas. Há um menu a parte com opções interessantes de vinhos. O local tem manobrista e espaço para crianças monitorado pela TV interna e sem dúvidas uma das mais belas vistas de restaurantes da cidade, com uma arquitetura única do prédio da Troina Pizzaria. O espaço fica na Avenida Irerê, 60 – Alphaville- dentro do Prédio da Troina Pizza Gourmet.
Valeando esteve no evento a convite do Restaurante Messina. Nesse tipo de evento as experiências são controladas e normalmente diferentes das que são experimentadas pelos clientes em dias de operação normal.
fotos dos pratos e do destaque: Leonardo Messina, Chef Muran, Gabriel Giovanelli / crédito Francine Farfan
foto da Burrata: Juliana Cruz