Com sala de estimulação contra o sono, Fibria melhora a qualidade de vida e a segurança dos motoristas

Com sala de estimulação contra o sono, Fibria melhora a qualidade de vida e a segurança dos motoristas

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, tem como foco estimular o comportamento seguro de suas equipes em todas as operações da empresa. No mês em que a  segurança no trânsito é tema da campanha nacional “Maio Amarelo”, a Fibria destaca uma das iniciativas que vem trazendo resultados positivos, a sala de estimulação contra o sono. Após sua conclusão, em 2016, as ocorrências de trânsito por sonolência foram zeradas, entre os motoristas que utilizam a sala e transportam madeira a serviço da empresa. Em 2017 foram realizados mais de 6 mil atendimentos.

Localizada dentro da Unidade Industrial da Fibria, em Jacareí (SP), a sala é equipada com duas bicicletas ergométricas, simulador de escadas, painel de luzes e instrumento de aferição da pressão arterial. Os equipamentos da sala formam um circuito de 20 minutos de atividades, que devem ser realizadas pelos condutores antes de “pegarem” a estrada.

Durante as estimulações de combate ao sono, os motoristas contam com o acompanhamento de profissionais da área da saúde e de educação física, de domingo a sexta-feira, das 22h às 5h. Além do circuito de atividades, que inclui exercícios físicos e alongamento, os condutores também realizam teste de reflexo e recebem orientações sobre direção segura, combate à hipertensão e alimentação saudável.

“Essa iniciativa inovadora trouxe ótimos resultados. Os motoristas aderiram às práticas e passaram a incorporar os hábitos saudáveis em sua rotina. Nossa meta é continuar priorizando a segurança, trazendo sempre melhorias para a sala. Neste ano, por exemplo, instalamos um aparelho de TV no local, para exibição de campanhas de segurança. Nosso objetivo é garantir uma rotina de trabalho sem acidentes”, ressalta Marcos Aurélio Barbosa, gerente de Logística Florestal da Fibria.

Sobre o movimento Maio Amarelo

 

De acordo com o Portal Brasil, a cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida.

 

O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013. A semana também é conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

 

Outra referência mundial ao mês é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países membros uniram esforços na redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito durante os próximos dez anos (2011 até 2020).

 

Sobre a Fibria

 

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,092 milhão de hectares de florestas, sendo 656 mil hectares de florestas plantadas, 374 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 61 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br

Deixe um comentário

Compre para os seus jogos favoritos

Compra 100% segura
Powered by