Software desenvolvido em São José dos Campos é usado por bancos de sangue de SP e RJ
O software E-blood, que foi desenvolvido inicialmente para o Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos, está sendo utilizado também por bancos de sangue de São Paulo e do Rio de Janeiro. A ferramenta foi desenvolvida exclusivamente para a gestão do ciclo do sangue desde a captação do doador, passando pela gestão dos estoques, até a transfusão de sangue, aumentando a segurança do processo transfusional.
Segundo o Dr. Cláudio Pessoa de Melo, diretor do Serviço de Hemoterapia, o E-blood é o primeiro software do Brasil desenvolvido por quem atua na área de Banco de Sangue. “Esse pioneirismo se deu porque havia uma carência de softwares para a área de Banco de Sangue. As alternativas que existiam, tinham sido desenvolvidas por profissionais que não entendiam as necessidades do nosso dia a dia”, explica.
Construído para a plataforma web, o E-blood é disponibilizado por meio da internet no modelo SaaS (Software as a Service). Por isso, não depende de investimento em servidores locais. Desenvolvido na linguagem Ruby on Rails, possui uma interface amigável, é intuitivo e interativo.
Além de ser uma ferramenta para uso da rotina de trabalho, o E-blood reúne todas as informações gerenciais do Banco de Sangue como indicadores, estatísticas, estoques, filas de atendimento e relatórios que podem ser acessados por diferentes usuários à distância, independentemente do local que estejam, via dispositivos móveis como smartphones e tablets ou de qualquer computador com acesso à internet, de forma confiável e segura.
“Há mais de 35 anos contribuímos como Banco de Sangue, garantindo hemocomponentes em quantidade e qualidade suficientes para toda a região do Vale do Paraíba. Com a criação do E-blood, também temos a satisfação de contribuir na eficiência da gestão de outros bancos de sangue do País”, disse o Dr. Cláudio Pessoa de Melo.
Para administrar a aplicação e dar suporte aos usuários do software, foi criada uma empresa específica, a E-blood Soluções em Gestão em Bancos de Sangue.
foto: divulgação
Um comentário em “Software desenvolvido em São José dos Campos é usado por bancos de sangue de SP e RJ”