Apoiada pela Fibria, ação de mobilização social para melhoria da educação beneficia sete cidades do Vale do Paraíba (SP)
A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, vai ampliar as ações do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), na região do Vale do Paraíba (SP). O novo ciclo do programa, que foi iniciado no ano passado, em Igaratá (SP), será mantido na cidade e estendido para outros seis municípios: Jacareí, Pindamonhangaba, Tremembé, Paraibuna, Jambeiro e Salesópolis.
O objetivo do PVE é contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Fibria atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional. As atividades deste ano devem impactar direta e indiretamente cerca de 50 mil pessoas, entre educadores, estudantes e comunidade. O tema das mobilizações será ‘Leitura’ e a agenda de atividades, junto aos gestores educacionais, começa em março, com quatro ciclos formativos até novembro.
O programa proporciona uma efetiva melhora na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Trata-se do indicador do Ministério da Educação (MEC), que mede a qualidade do aprendizado nacional e ajuda a estabelecer metas para melhoria do ensino público. Houve a aceleração em 38% nos resultados do Ensino Fundamental I e 45% nos resultados do Ensino Fundamental II, nos municípios que participaram do PVE, em comparação aos demais municípios brasileiros.
“Os resultados obtidos com o PVE no ano passado, em Igaratá, foram muito bons e contou com o engajamento da comunidade em prol de um ensino de qualidade. A intenção é ampliar a experiência para as outras cidades, mostrando às crianças que elas podem transformar a realidade à sua volta, sendo protagonistas de suas histórias”, destaca Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br