Lavanderias colaboram com economia de água e energia elétrica em residências

Lavanderias colaboram com economia de água e energia elétrica em residências

Você sabia que gasta em casa 60% a mais de água do que uma lavanderia para lavar a mesma quantidade de roupa? Em números gerais, enquanto uma casa com três pessoas gasta 4.050 litros de água por mês, uma lavanderia consome 1.620 litros/mês.

 

Estabelecido no primeiro mundo, o mercado das lavanderias no Brasil está em expansão há pelo menos cinco anos e deixou de ser visto como luxuoso – pelo contrário, é hoje um sinônimo de economia.

Acompanhando essa tendência, a Acqua Laundry, em São José dos Campos (SP), tem a missão de “fazer a diferença no dia a dia” dos moradores da cidade. O local escolhido foi o Colinas Shopping, um dos principais centros de compras da região.

 

Um dos diferenciais é o ‘wet cleaning’, uma tecnologia muito utilizada nos Estados Unidos e na Europa. É um método sustentável, que trabalha com baixo consumo de água e produtos biodegradáveis que não agridem o meio ambiente e a saúde das pessoas envolvidas no processo. Com ele, os ciclos de lavagem ainda são mais delicados e com menos atrito mecânico, preservando o tecido.

 

Aliviando o bolso

Além da redução no consumo de água, a economia com o uso de uma lavanderia para um chefe de família se reflete também nos gastos com mercado (com produtos de limpeza), roupas novas (pois a lavagem profissional prolonga a vida útil das peças) e na conta luz – especialmente esta última, já que as roupas vêm passada, o que tira de cena um dos principais vilões do consumo elétrico, o ferro de passar.

 

Mais importante: a lavanderia economiza um precioso tempo utilizado com atividades domésticas e, principalmente, ajuda a preservar o planeta.

 

Para efeito de comparação: a mesma casa citada no início do texto vai usar, ao longo de um ano, aproximadamente 50 mil litros de água com a máquina de lavar. É exatamente essa quantidade de água que uma pessoa consome durante toda a sua vida.

 

Além disso, a lavagem profissional preserva a natureza de produtos químicos, com a utilização correta dos produtos em doses certas e o tratamento da água antes de dispensá-la na natureza.

 

As vantagens não param por aí. Sabia que a lavagem de roupas na máquina doméstica nem sempre é 100% eficiente? Além daquelas manchas que insistem em não sair ou mesmo do amarelado nas peças brancas, muitas vezes há um acúmulo de pequenas sujidades, que facilitam a proliferação de bactérias e fungos causadores de alergias e outros problemas de saúde. Numa lavanderia, esse risco é praticamente zero, já que a lavagem é feita de forma adequado ao tecido, limpando-o completamente.

 

E a tal da simbologia das etiquetas, conhece? Existem mais de 40 diferentes símbolos que devem ser observados para garantir a correta conservação da peça. Alguns deles exigem limpeza a seco profissional de processo suave com hidrocarboneto (temperatura de destilação entre 150°C e 210°C, ponto de fulgor entre 38°C e 70°C). Complicado, não?

 

Sobre a Acqua Laundry

Comodidade, qualidade e tecnologia: a Acqua Laudry chegou para fazer a diferença no dia a dia do morador e do empresário de São José dos Campos. Dentro no Colinas Shopping, a lavanderia traz o que há de mais avançado no mercado, com equipamentos profissionais de alto desempenho da linha Electrolux Professional. O processo de lavagem é o “wet cleaning”, que protege a roupa e o planeta é utilizado especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Por meio dele, os ciclos são mais delicados e com menos atrito mecânico, preservando o tecido. É também um método sustentável, que trabalha com baixo consumo de água e produtos biodegradáveis que não agridem o meio ambiente e a saúde das pessoas envolvidas no processo.

foto: divulgação

Deixe um comentário